sexta-feira, 23 de maio de 2025

UM DIA TRANQUILO NO 1° ANO (Nalígia Holanda)

Mais uma tarde se inicia na escola. Como de costume, aguardamos o sinal tocar e depois acompanhamos a professora e as crianças para entrar na sala de aula. Hoje fomos apresentados à Pequenina e ao Cabeludinho. Segundo a professora, ambos faltaram bastante nos últimos dias, por isso ainda não havíamos nos conhecido. 
À medida que as crianças iam chegando, conversávamos um pouco com cada uma, e está sendo muito gratificante perceber o carinho que elas demonstram conosco. Lembram da Branca de Neve? Pois bem, ela está cada vez mais próxima de mim e de meu amigo, que faz dupla comigo no estágio. Por várias vezes ela nos procura para sentar pertinho de nós e para trocar carinhos. A sensação é que ela se sente tranquila e gosta do nosso apoio.  
Nesta tarde, uma outra professora auxiliar acompanhou Branca. Percebi que ela respeitava os tempos da menina, orientando com calma e paciência, e tudo correu muito bem. As duas professoras nos relataram que no dia anterior as crianças estavam muito agitadas, inclusive Branca de Neve. Elas disseram que foi um dia bastante cansativo, mas que hoje tudo estava muito calmo, fiquei pensando: será que nossa presença estava contribuindo para que o ambiente estivesse mais tranquilo? 
Com isso, durante a aula, a professora nos indicou alguns estudantes que precisam de um acompanhamento mais direcionado, para que consigam avançar. E assim, nos aproximamos desses alunos. Eu acompanhei mais de perto a aluna Mary Jane, que ainda possui dificuldade em identificar as letras, mas é dedicada e tem uma caligrafia linda, acredito que em pouco tempo também será uma leitora. Mary Jane me relatou que o barulho do ambiente a incomoda, talvez esse seja um dos motivos que impedem a sua concentração. No decorrer da tarde, a professora iniciou o estudo da família do V, observando objetos que começam com essa letra. Houve também questões com rimas. Enquanto eu ajudava Mary Jane, a Professora auxiliar chamava Branca para fazer sua tarefa. Em um momento, Branca sentou perto de mim e de Mary Jane, então aproveitei e pedi que trouxesse seu caderno. Ela me atendeu e respondeu sua tarefa rapidinho. Era uma tarefa de matemática para aprender a contar objetos e identificar os números. As professoras ao verem Branca fazendo sua tarefa comigo, sorriram e disseram: Pronto já pode ser contratada! Também sorri, e fiquei muito feliz pela confiança da criança e pelo momento de descontração com as educadoras.
Ao final da tarde tivemos o último ensaio para a apresentação do dia das mães e ao sair levei para casa um sentimento bom, o de que estamos no caminho certo. 

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