sexta-feira, 23 de maio de 2025

COM 'C' SE ESCREVE CASA, COM 'Ç' CORAÇÃO (Ana Beatriz)

No dia 21 de maio, demos continuidade às atividades do estágio supervisionado na escola. Fui bem recebida pelos alunos por meio de abraços e palavras carinhosas. Logo após minha chegada, uma aluna solicitou minha ajuda com as atividades do dia, o que prontamente aceitei. Naquela tarde, os alunos estavam trabalhando com palavras que utilizam as letras "c" e "ç". A proposta era registrar no caderno de atividades seis palavras com "ç" e, em seguida, construir duas frases. Durante a realização da tarefa, auxiliei diversas crianças e pude observar diferentes níveis de desenvolvimento na turma. Enquanto alguns estudantes conseguiam realizar as atividades com autonomia, inclusive antecipando os comandos da professora, outros ainda demonstravam dificuldades com o reconhecimento das letras do alfabeto, apresentando confusões frequentes.

Durante o intervalo, fui mais uma vez surpreendida pelo carinho espontâneo das crianças quando uma aluna da turma do Sadrak e da Nalígia passou distribuindo beijos entre nós, um gesto que expressa perfeitamente o vínculo afetivo que estamos construindo ao longo do estágio.Ao retornarmos do intervalo, foi proposto o momento de relaxamento. No entanto, uma aluna fez um comentário que me chamou atenção: "Como a gente pode relaxar de luz acesa?". Eu concordei com ela, pois realmente pequenos detalhes podem interferir na eficácia de atividades que exigem concentração e tranquilidade, e o momento de relaxamento realmente pede um ambiente próprio para isso nem que seja uma luz fechada ou uma música calminha.

Antes do encerramento do turno, houve mais um ensaio para a apresentação do Dia das Mães. Foi gratificante acompanhar o progresso dos alunos, especialmente de Zuko (nome fictício), uma criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Em comparação com o ensaio anterior, percebi que ele já havia memorizado parte da coreografia inicial, embora ainda fosse nítido a confusão em seu rosto. Apesar das dificuldades, ficou evidente o seu esforço e envolvimento com a atividade. Durante o ensaio, eu e Larisse (principalmente a Larisse) tentamos reproduzir os passos para demonstrar aos alunos.

Encerramos o dia com uma sensação de progresso e afetividade, tanto no que diz respeito ao desenvolvimento das crianças quanto à construção de vínculos com os alunos dentro do ambiente escolar.

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