No dia 21 de maio, demos continuidade às atividades do estágio supervisionado na escola. Fui bem recebida pelos alunos por meio de abraços e palavras carinhosas. Logo após minha chegada, uma aluna solicitou minha ajuda com as atividades do dia, o que prontamente aceitei. Naquela tarde, os alunos estavam trabalhando com palavras que utilizam as letras "c" e "ç". A proposta era registrar no caderno de atividades seis palavras com "ç" e, em seguida, construir duas frases. Durante a realização da tarefa, auxiliei diversas crianças e pude observar diferentes níveis de desenvolvimento na turma. Enquanto alguns estudantes conseguiam realizar as atividades com autonomia, inclusive antecipando os comandos da professora, outros ainda demonstravam dificuldades com o reconhecimento das letras do alfabeto, apresentando confusões frequentes.
Durante o intervalo, fui mais uma vez surpreendida pelo carinho espontâneo das crianças quando uma aluna da turma do Sadrak e da Nalígia passou distribuindo beijos entre nós, um gesto que expressa perfeitamente o vínculo afetivo que estamos construindo ao longo do estágio.Ao retornarmos do intervalo, foi proposto o momento de relaxamento. No entanto, uma aluna fez um comentário que me chamou atenção: "Como a gente pode relaxar de luz acesa?". Eu concordei com ela, pois realmente pequenos detalhes podem interferir na eficácia de atividades que exigem concentração e tranquilidade, e o momento de relaxamento realmente pede um ambiente próprio para isso nem que seja uma luz fechada ou uma música calminha.
Antes do encerramento do turno, houve mais um ensaio para a apresentação do Dia das Mães. Foi gratificante acompanhar o progresso dos alunos, especialmente de Zuko (nome fictício), uma criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Em comparação com o ensaio anterior, percebi que ele já havia memorizado parte da coreografia inicial, embora ainda fosse nítido a confusão em seu rosto. Apesar das dificuldades, ficou evidente o seu esforço e envolvimento com a atividade. Durante o ensaio, eu e Larisse (principalmente a Larisse) tentamos reproduzir os passos para demonstrar aos alunos.
Encerramos o dia com uma sensação de progresso e afetividade, tanto no que diz respeito ao desenvolvimento das crianças quanto à construção de vínculos com os alunos dentro do ambiente escolar.
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