sexta-feira, 16 de maio de 2025

FAMÍLIA DO F (Milena)

A quarta começou como sempre, com as crianças copiando a agenda e com o incômodo por causa do calor porque a sala só tem dois ventiladores que não ventilam nada devido a uma crosta de 2 cm de poeira grudada. Acho que até a professora fica saturada com essa história de agenda porque ela contou que fez de manhã e nem apagou, deixou lá na lousa para que as crianças da tarde copiassem também. Enquanto as crianças copiavam, caminhei pelos corredores estreitos entre as cadeiras observando se alguma criança precisava de ajuda; aproveitei para rememorar os nomes das crianças porque ainda não decorei o nome de todos. 

Naquela tarde tinha crianças novas. Toda quarta aparece um rostinho novo. Perguntei o nome e interagi um pouco. Entre os rostinhos novos, tinha uma criança com o sobrenome muito diferente, a professora falou que ela era venezuelana e que o pai dela tinha uma hamburgueria muito famosa. Assim, a Júlia (nome fictício) começou a fazer propaganda do hambúrguer do pai dela, falando pra mim e pra Hanna pesquisar no instagram porque ele fazia "videos muito famosos". A gente até tentou conseguir 20% de desconto, mas não rolou.

Após a cópia da agenda, a aula iniciou. Eles iam estudar sobre a letra F. Leram um poema sobre a Fada Mafalda, e em seguida a professora escreveu a família do F na lousa: Fa, Fe, Fi, Fo, Fu, Fão. 
Ela iniciou perguntando às crianças palavras que começavam com FA e as respostas iam surgindo. Faca. Fada. Fala. Família.
Então, ela perguntou: "e com FE?" as crianças não conseguiam pensar em uma palavra, até que um dos meninos deu uma resposta bem curiosa, ele falou: "Professora, eu sei uma… Fe. Tipo se um dia alguém tiver cansado… desistindo… a gente pode dizer: você tem que ter fé."
A Professora ficou meio surpresa e tocada com a resposta e brincou que tinha sido uma mensagem pra ela. A aula seguiu enquanto eu aguardava o recreio mais ansiosa que as crianças porque no corredor é menos quente que na sala.

Depois do intervalo, as crianças fizeram outra atividade, toda quarta a professora faz alguma dinâmica com eles relacionada à leitura e escrita, e naquela tarde ela tinha programado um bingo que acabou não acontecendo porque as crianças foram ensaiar a apresentação do dia das mães. Ela falou pra mim e para a Hanna que geralmente essas dinâmicas são feitas na sexta porque vem poucas crianças e é mais tranquilo, mas que ela tinha mudado para as quartas para que eu e a Hanna pudéssemos participar e observar formas de trabalhar alfabetização com as crianças. Após o ensaio as crianças concluíram as atividades e a tarde encerrou, no geral foi uma tarde meio morna/monótona, mas foi legal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário