Hoje, ao chegar para mais um dia de estágio, confesso que estava bastante cansada. A rotina intensa dos ensaios juninos tem sido animada, mas ao mesmo tempo exaustiva. Apesar do cansaço, nada que comprometesse as atividades do dia.
Iniciamos com a disciplina de Ciências, com foco na Feira de Ciências que acontecerá no mês de junho. A professora decidiu adiantar os conteúdos e os alunos foram divididos em equipes, cada uma com a missão de trabalhar aspectos relacionados à poluição dos mares, rios e oceanos. Os grupos ficaram responsáveis por diferentes propostas: alguns fariam maquetes representando as formas de poluição, outros desenvolveriam uma pescaria simbólica para mostrar o impacto do lixo nos mares, enquanto outros produziriam artes e cartazes. A professora, inclusive, trouxe pesquisas impressas, além de várias imagens, que os alunos utilizariam para compor os cartazes e organizar a exposição.
A ideia era que todos participassem ativamente dessas produções, mas, com a pausa inesperada para outras atividades, o desenvolvimento desse trabalho acabou não acontecendo como planejado.
Enquanto os alunos estavam envolvidos na organização inicial dos materiais, fomos surpreendidas com a notícia de uma atividade no pátio. Minha dupla perguntou à professora se esses eventos eram avisados com antecedência, e ela respondeu que sim, mas que o horário não havia sido informado.
Durante esse momento, nossa professora nos comunicou, com um risinho de nervoso, que, a partir da próxima semana, não estará mais conosco, pois se aposentará. Disse que, temporariamente, quem assumirá será a coordenadora. Olhei para minha dupla e, meio em tom de brincadeira e desespero, falei: "Já temos que planejar algo para próxima aula, kkkkk!"
Os alunos, então, seguiram para o pátio, onde participaram de uma atividade motora conduzida por profissionais da fisioterapia. Eles aproveitaram muito e, claro, não faltaram momentos de descontração. Durante a atividade, começamos a brincar com o aluno P., que, naquele momento, não estava muito afim de participar das propostas de atividades no pátio.
Em meio à conversa, minha dupla perguntou para ele se eu merecia um pedaço de bolo. Sem pensar duas vezes, ele respondeu de forma direta: "Não!" — e ainda completou com muito bom humor: "Já pode começar a chorar!" Cai na risada, é claro! Mas, pouco tempo depois, ele já mudou de ideia e soltou: "Você merece tudo!" — só ficou a dúvida no ar: tudo de bom ou tudo de ruim? Fica aí o mistério!
Após o intervalo, tivemos aula de Matemática. Conversamos com a professora sobre nossa próxima regência e sobre como poderíamos alinhar o conteúdo com o que ela já vem trabalhando. Ela, sempre tranquila, disse: "Tudo se dá um jeito" e nos informou que, em breve, começará a trabalhar o conteúdo de perímetro, de forma bem básica.
A partir daí, surgirá a nossa regência, com propostas de atividades que envolvam interação com a malha quadriculada, além de dinâmicas com objetos do cotidiano, para tornar o conteúdo mais próximo e significativo para os alunos. A professora comentou que, neste primeiro momento, será apenas uma apresentação do tema para eles, o que nos deixou mais à vontade para pensar em estratégias lúdicas e criativas.
Em seguida, houve uma atividade diagnóstica para avaliar as dificuldades dos alunos, envolvendo conteúdos já trabalhados em aulas anteriores. Pela primeira vez, a aula de Matemática fluiu completamente: conseguimos realizar a sondagem, a atividade de sala e, ainda, corrigir a tarefa de casa dentro do tempo previsto.
O dia foi repleto de informações, emoções e boas risadas. No entanto, ficou também a apreensão pela aposentadoria da professora, que nos deixa o desafio de continuar sem sua presença e com grandes expectativas para a próxima quarta-feira!
Nenhum comentário:
Postar um comentário