E lá vai ela, a estagiária Nali, para mais um dia de estágio. Chega cedo e espera a escola abrir. Do lado de fora, outros alunos e pais também aguardavam. Como um sensor de Raio X, passava o olhar sobre todos no intuito de reconhecer algum estudante de sua turma.
Naquele momento, apesar de ansiosa, estava se sentindo um pouco mais confiante. Ao entrar na escola, encontra seus colegas de estágio, conversa um pouco e o sinal toca avisando que a aula vai começar. Era um dia diferente, pois após o intervalo seria comemorado o aniversário de uma das crianças. As cadeiras dos alunos estavam organizadas em círculo, e havia a presença de mais duas educadoras na sala. Nali e seu parceiro de estágio Sadrak, observavam essas mudanças, como também sentiram falta da professora auxiliar Rosa. Helô, uma das crianças com TEA, chega um pouco atrasada. Ela é uma criança que precisa de uma atenção especial, por suas especificidades. Por muitas vezes, Helô fica andando pela sala e batendo ou dando chutes em um armário de ferro, causando muito barulho.
BUM… BUM….BUMMM, Helô chutava o armário. Nali foi até ela e pediu que não fizesse mais isso, ela aos poucos entendeu e sentou do lado da estagiária. De repente, Helô de novo BUM… BUM… BUMMM..chutou novamente o armário, pedimos mais uma vez e ela parou e sentou.
Quando a criança já estava mais calma, as educadoras começaram a falar com a menina em um tom desagradável, dizendo: Aqui você não faz o que quer não viu! vou contar para sua mãe! A menina que já estava calma começou a chorar. Nesse momento, os estagiários perceberam o quanto o ensino tradicional ainda está presente. Durante o primeiro tempo, Helô fez atividades com uma das professoras sobre as letras do alfabeto, respondendo corretamente todas as questões.
Com isso, o primeiro período se resume em copiar a agenda e resolver as páginas 90 e 91 do livro de português. A tarefa consistia em completar nomes de animais que apareciam em gravuras com as sílabas BA, BE, BI, BO E BU. A Professora Ana explicou tudo e Nali e Sadrak auxiliaram as crianças que estavam com mais dificuldade, até que todos concluíram a tarefa.
No segundo tempo, começa o aniversário de Ana Clara, fantasiada de Elza, pois o tema da festa era FROZEN. Todos cantam: PARABÉNS PRA VOCÊ…..Após a cantoria, Ana Clara passa em cada cadeira para receber seus presentes. Contudo, um gesto muito singelo, nos chamou atenção. Jeder, uma das crianças, não havia comprado presente, mas fez uma carta para entregar à sua amiga. Na hora que ele foi entregar sua cartinha, Ana estava distraída e não viu. Jeder começou a chorar. Sadrak e Nali na mesma hora chamaram Ana, que recebeu a cartinha de Jeder, pedimos que Ana agradecesse o presente e desse um abraço em seu amigo. Ficou perceptível a sensibilidade de Jeder, que se entristeceu em dar um presente mais simples.
E assim o dia termina, com bolo, salgados, refrigerantes, lembrancinhas e bolas de encher. As crianças brincando, a professora conduzindo a animação dos alunos e os estagiários com ideias para tornar a aula mais atrativa. O que são essas ideias? Isso é um segredo que vai ser revelado em breve, nas cenas dos próximos relatos.
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