O começou bastante agitado no trabalho, houve muita demanda e muitas situações em que acabei me envolvendo. Quando me deparei, já estava na hora de ir para o estágio... Me atrasei! Não gosto de me atrasar, mas infelizmente por causa do grande volume de demandas da escola em que trabalho acabou acontecendo, e eu nem consegui almoçar.
Cheguei as 13:15 e não encontrei ninguém nos corredores, fui direto para a sala do 4°ano A. Assim que entro na sala de aula, os alunos concentram seus olharem na minha pessoa, e eu não encontro a professora. Quando fui perguntar para a coordenação, naquela tarde a professora Vanessa havia faltado novamente. Eu estava sozinho com a turma do 4°ano A, a professora havia faltado, não tinha nenhum funcionário dentro de sala comigo e infelizmente a minha dupla não pode comparecer ao estágio por motivos de saúde. Sério, que caos.
Por volta de 13:30 chegou uma secretária que me informou da ausência da professora e me repassou uma atividade proposta pela professora. Era uma atividade que consistia em duas questões, uma se tratava em resolver a tabuada de multiplicação do 2 ao 5, a outra eram contas armadas de Adição e Subtração. Naquele momento eu senti um peso grande, eu estava sozinho com o 4° ano e teria que ensinar-los e corrigir as atividades. Escrevi a atividade na lousa e solicitei que todos copiassem e resolvessem antes da correção, aqueles com dúvidas poderiam me chamar para qualquer apoio.
A atividade fluiu muito bem, as crianças copiaram e permiti que elas respondessem durante a correção na lousa com o meu pincel. Todas estavam animadas para responder, faziam fila, gritavam e pediam para participar. Em determinado momento eu já havia corrigido as questões, e a turma pediu por mais questões de matemática para solucionar. O curioso é que mesmo elas não sabendo ou possuindo dificuldades na solução, pediam para participar e pediam para corrigir a resposta delas.
Após a realização da atividade, a professora Elisângela chegou para a aula de Geometria. Logo após tivemos intervalo, e no retorno do intervalo, a diretora interrompeu a aula da professora para nos comunicar que teria uma roda de samba dentro da sala de aula. Ao meu ver, a professora não havia sido comunicada anteriormente. Ela esboçou surpresa e comentou comigo que não estava sabendo. E de fato não estava, pois ela havia iniciado a aula dando conteúdo novo para as crianças sobre geometria plana.
A roda de samba em si foi mediada por estudantes da Unilab e por integrantes da Escola de Samba Império Ideal, que tomaram a frente para conversar com as crianças sobre o Samba e a sua importância histórica. As crianças engajaram e dançaram muito, todas saíram bastante felizes e animadas com a roda de samba.
O estágio começou sendo bastante desafiador pelos revézes que surgiram, mas terminou com um gostinho doce de alegria e de samba :)
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