quinta-feira, 11 de abril de 2024

TRABALHANDO EM EQUIPE E COM AUTONOMIA (Emanuely Gomes Lima)

Em meio a um misto de ansiedade com empolgação chegou o dia de realizarmos nossa primeira regência com a turma. Nossa proposta foi revisar o conteúdo de substantivos por meio de um texto aliado a um jogo de palavra-cruzadas em duplas.
A princípio, explicamos nossa proposta e elas já responderam de maneira bastante entusiasmada – pelo que conheço da turma ela é muito participativa e gosta de um desafio –... Foi muito bom ao passar por entre as duplas observar as crianças lendo o texto e tendo altas argumentações com seus colegas a fim de encontrarem a resposta correta, até mesmo aquelas que costumam ser mais desatentas mergulharam de cabeça na atividade!
Particularmente, algo que sempre me policio em minhas práticas docentes é o de estimular a autonomia da criança e valorizar a sua produção e devo dizer que saí extasiada da escola nesse dia por cada sorriso de "eu consegui" ou "eu acertei" ou mesmo de "a tia me elogiou" das crianças!
É interessante porque eu percebi que muitas delas quando me chamavam para tirar alguma dúvida meio que já esperavam que eu lhes desse a resposta e ficavam perdidas quando na verdade eu começava a questioná-las a fim de levá-las a pensar sobre aquilo e encontrar a resposta, algumas até se surpreenderam com elas próprias por perceberem que haviam encontrado a resposta. Inclusive, em alguns momentos pude ver algumas crianças que já haviam terminado se levantando de suas carteiras e indo até outros amigos para ajudá-los na atividade, alguns até acharam que eu iria repreendê-los por estarem em pé mas quando eu os elogiei pela atitude eles se surpreenderam.
Esses recortes que trouxe reafirmam a minha crença de que nós professores devemos dar liberdade para a criança se desafiar e desenvolver a sua própria autonomia, por meio de simples práticas como deixá-las tentar ajudar um colega na atividade ao invés de repreender por estar em pé ou "conversando", mostrar que você valoriza a intenção delas muitas vezes pode ser importantíssimo nesse processo de alimentarmos sua autoestima e própria autonomia, elementos que são tão importantes para sua formação mas que por vezes são negligenciadas pela mecanicidade que toma conta da rotina. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário