quinta-feira, 11 de abril de 2024

MARMOTA (Eduarda Lacerda)

Hoje o dia começou 

Um pouquinho agitado 

O meu uber estava caro 

E o do Marcos atrasado 


Chegando na escola 

Estava tudo normal 

A professora se virando 

Pra ninguém ficar mal 


Mais uma avaliação 

Eles tinham que fazer

Pra nota complementar 

E todo mundo "aprender" 


Hoje trago pra vocês 

Algumas situações 

Pois não parecia sala 

E sim um stand up com atrações 


Os meninos inquietos 

À professora indagou 

"O relógio aqui da sala 

Quem foi que trocou?"


A professora atarefada 

Fingiu que não ouviu 

As crianças inquietas

Com dúvidas insistiu 


"Eu que trouxe, eu que trouxe"

Agoniada a Prof. falou 

A benção respondeu 

"Do 4º ano pegou!"


Ofendida a Prof. ficou 

Porque ninguém entendeu 

"Eu que comprei", ela falou 

"Tudo eu, eu, eu".


Depois de tudo isso 

Na lousa foi escrever 

Mas pincel era necessário 

Para assim proceder 


Ao pegar o pincel 

Nada de novo apareceu 

"Não tem nenhum pincel prestando 

Ar maria, glória a Deuuuuu".


De repente alguém grita 

"Quem minha agenda roubou?"

Todo mundo se agita 

"A tua agenda tu emprestou!" 


Os "devedores" na lousa 

A professora logo anotou 

"Com juros e correções monetárias"

Assim deve quem faltou 


Pois perdeu a oportunidade 

Da nota completar 

Logo hoje, quem precisa 

Teve que faltar 


O menino Ricardo 

Seu caderno foi mostrar

"Ô caderno bagunçado, ô menino avoado"

A Prof. teve que gritar


Uma coisa foi rica 

Disso não vou esquecer 

A felicidade da Prof.

Ao ver todos aprender 


Com algumas indagações 

Durante a aula a perguntar 

Respostas saindo

professora sorrindo 

"Estou pondo vocês pra pensar" 


A tarefa das crianças 

Meio torta, bagunçada

"Uma marmota, que futrico"

Fala a Prof. estressada 


Após o intervalo 

Novos profs. apareceu 

Era eu e o Marcos 

Era o Marcos e eu 


Em cima do planejado 

A aula então rolou 

Ficamos todos felizes 

A ideia todos comprou 


Uma canção cativante 

Um velhinho radiante 

Um esforço de gigante 

Um retorno impressionante 


Conseguimos observar 

Os meninos aprendendo

Uma troca bem legal 

Foi ali acontecendo 


Ver meu parceiro brilhante  

Todo alegre, saltitante 

Não tem preço, tem valor 

Dar aula por dinheiro,

Mas também por amor


Rubem Alves já dizia 

Que habilidade sem sentido 

É como ser desconhecido 

daquele conhecimento 

Que nos foi promovido 


Um não vive sem o outro 

você não vive sem os dois 

Sabedoria e conhecimento 

Não vamos deixar pra depois 


Com o pensamento de Carl 

Me sinto muito agradecida 

Por me ter apresentado 

Palavras bem construída 


Conheça todas as teorias 

Técnicas pode dominar 

Mas em uma alma humana 

Saiba ao menos tocar 


Nenhum comentário:

Postar um comentário