quinta-feira, 11 de abril de 2024

GOLE D'ÁGUA💧(Marcos Lima)

Estou começando a achar que tem algo que não quer que eu chegue na escola no horário certo nunca..mais uma vez me atrasei, infelizmente. E, por incrível que pareça, só na quarta que acontece algo para que eu não chegue no horário.. o que me deixou mais triste foi que, devido ao meu atraso e o da Eduarda, nós não conseguimos fazer a regência no primeiro horário como tínhamos planejado, mas a professora nos tranquilizou ao dizer que tinha uma atividade para fazer com eles nesse primeiro horário e que poderíamos assumir a sala após o intervalo. Uffaa


Quando cheguei na escola, percebi que por mais que tenha sido só 4 dias na escola, eu vou sentir muita falta daquelas crianças enquanto estivermos longe devido a greve.. mas logo em seguida voltei o pensamento para o presente, ou seria passado? Bem, para o momento em que mais uma vez fui muito bem acolhido por todas as crianças, pela professora e pela minha "casca de bala" Eduarda. Naquele momento a professora estava realizando a atividade que disse que tinha para fazer enquanto nós chegávamos. Era uma atividade de geografia sobre a região nordeste. Durante a atividade, tive a oportunidade de conversar com um aluno que é visualmente muito maior que os outros alunos e isso me motivou a perguntar algumas coisas a ele… comecei pelo básico "quantos anos você tem?" e fui muito surpreendido quando ele me disse "13 tio" e essa foi a minha reação: 👁️👄👁️


Ele me explicou que não era de Fortaleza e, que na sua terra natal, ele já começou atrasado (iniciou a escola no 2º ano) e que depois de passar no 4º ano, o pai dele se confundiu ao matriculá-lo no ano seguinte quando o matriculou no 4º ano novamente quando vinham morar em Fortaleza. E isso me fez pensar nos inúmeros abismos sociais, econômicos e educacionais que tem naquela sala de uma carteira para outra..


Nesse dia eles estavam muito agitados e uma das formas que a professora viu para retomar o controle da sala foi bater o abençoado apagador na mesa e falar "vou tomar é um golão d'água para eu me acalmar desse jeito.." e de uma forma bem atípica uma das crianças disse "ixi, a tia vai tomar um gole d'água 😱" que, segundo ela, quando a professora toma água é porquê ela está brava ou sem paciência. 


Depois da atividade, veio o intervalo que por sinal, o relógio era diferente, esse tinha uma figura de um cachorrinho e os alunos logo perceberam a diferença e ficaram comparando com os relógios das outras salas. Depois do intervalo, eu e a Eduarda fizemos nossa primeira regência que foi planejada a partir da sequência do conteúdo de geografia que a professora estava abordando nas aulas passadas, com os temas "envelhecimento da população brasileira" e "migrações no Brasil".


Nós pensamos em acolhê-los com a música do Chaves "se você é jovem ainda.." para podermos introduzir o conteúdo a partir de conhecimentos que eles já trariam para nós após a música. Assim, surgiram discussões bem pertinentes sobre a importância de respeitar os mais velhos, de propiciar ambientes acolhedores e outras questões importantes para a evitar a exclusão dos mais velhos na sociedade. Então pudemos entrar no conteúdo, explicando o que é o envelhecimento da população, o que ocasiona e como era o Brasil décadas passadas e comparamos com a última década, observando que a expectativa de vida também aumentou, fazendo com que a explicássemos. Fizemos uma breve atividade de sala do livro que a professora nos tinha indicado para resolvermos com eles.


Posteriormente, falamos sobre as migrações no Brasil pegando como exemplo inúmeros casos dentro da própria sala de aula para podermos explicar o que é os fluxos migratórios e quais os principais destinos dessas pessoas que migram do nordeste para outras regiões do Brasil. Para encerrarmos, a professora nos indicou atividade de casa segundo o livro, que explicamos rapidamente.


Particularmente, gostei bastante da liberdade que a professora nos deu para abordarmos o conteúdo com eles e o suporte e segurança que ela nos passou. Além do engajamento que os meninos tiveram conosco. Acredito que tivemos um bom controle da turma e do conteúdo, o que era a minha principal preocupação, pois era a partir daí que todos iriam participar ou não da aula.

Enfim, espero que quando voltarmos da greve eu não me atrase para poder passar mais tempo matando a saudade de todos :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário