quinta-feira, 4 de abril de 2024

"SÃO PERGUNTAS QUE FICAM RONDANDO, FAZENDO ALARDE..." (Liriane)

          3 de abril de 2024, uma quarta-feira de clima indeciso, hora chove hora faz um sol de rachar o quengo. Saí animada também para a vacinação na escola. Nesse dia não encontrei Amanda para irmos juntas para a Escola do Bosque, nos desencontrados. Ia perdendo a parada, mas por sorte (ou não) o sinal fechou bem na esquina da Av. Dom Manuel e o motô humildemente abriu a porta para mim. Senti como um sinal do universo de que eu desse chances para mais uma tarde. Eu só tinha um cartão de vacina e um sonho. Andei uns minutinhos e cheguei, no pátio a diretora avisou que a vacinação não aconteceria mais (Mmm, baby, I don't understand this), e eu sentei na entrada e depois que Amanda chegou fomos para a sala de aula, decidimos entrar antes das crianças.
          Enquanto se organizavam na sala, prof Daniel veio nos dizer que começaria a tarde com uma atividade independente antes da agenda, porque a maioria da turma estava chegando atrasada e perdiam muito tempo fazendo a agenda. Emprestou um livro de atividades de português para os pequenos, depois de resolver 2 páginas, fez a agenda. Questionamos se não teria aplicação de avaliações, o prof nos disse que 1° e 2° ano não realizam provas. Durante a agenda, a secretária foi fazer a chamada e depois a diretora também fez a chamada e deu avisos sobre o reforço que havia começado naquele dia no contra turno e reforçou a ideia de que se o aluno tiver 100% de frequência no mês ganhará um prêmio. O prof conseguiu concluir a agenda e continuou as atividades. Até que Maria, uma das crianças com TEA (que vocês já devem conhecer, pois sempre cito ela), veio até nós pedir ajuda com a agenda, mas o professor a tirou de perto e pediu que ela fizesse sozinha, como faz todos os dias. Maria começou a chorar e sentiu no chão, se recusando a fazer a agenda sem nosso auxílio. "Se você não colaborar, as tias não vão vir mais para nossa sala", ficamos assim: :o, mas sabemos que foi uma tática para convencê-la. Fiquei um pouco pensativa sobre isso, porque não sei o que fazer, devo ajudá-la? Se sim, vou passar "por cima" da autoridade do professor? O que sou? O que fazer? Como fazer? Fico na minha????????????????
          O professor convenceu Maria a começar a agenda sozinha e depois disse que chamaria Amanda ou eu para ajudá-la. Optei por continuar na minha, no canto da sala, só observando. Até que a turma estava muito agitada e o professor chamou atenção de todos e disse: "o Igor e o Caio não estão nem perto de terminar a agenda, colaborem...", dei uma olhada e Igor ainda estava fazendo a data, sentei do seu lado para ajudar. Igor estava sentado no fundo da sala, porque foi o último a chegar, ele não conhece todas as letras de cor, então demorou um pouco. Quando ele conseguiu terminar a agenda, fui começar as atividades com ele, Igor não reconhece letras cursivas e escreve espelhadas as vezes. Foram no total 6 páginas de atividades, concluí 5 com o Igor, pois deu a hora de ir embora.
          Confesso que não tenho nada poético para citar neste relato, realmente a tarde foi mais ação do que teoria. Cheio de abraços de Maria e Carlos, uns fofos, ele ficava me chamando de vez em quando para ajudá-lo e passou o recreio cutucando a Helena kkkk.

Nenhum comentário:

Postar um comentário