segunda-feira, 1 de abril de 2024

DESANIMADO (Yasmim Capistrano)

Dia 27 de abril, fomos para o estágio e tudo correu bem. Era véspera do feriado da páscoa, eu estava um pouco doente e, sinceramente, estava me sentindo distante apesar de estar presente fisicamente e acho que posso ter vivido aquele dia por uma perspetiva de mau humor. No primeiro momento a professora seguiu a rotina e fez o de sempre: frequência, agenda na lousa e passou algumas páginas do livro. As crianças fizeram com a nossa ajuda e depois ficaram livres até o momento do lanche. Depois do intervalo, a professora queria passar umas páginas no livro de história, mas a maioria das crianças não tinha levado, então ela não passou nada. Consequentemente, as crianças ociosas ficaram muito agitadas, começaram a correr pela sala e fazer o maior "auê". Em um momento, a professora tinha saído da sala e a Cibele olhou pra mim e trocamos aqueles olhares que dizem muito sem pronunciar nenhuma palavra. Compartilhávamos um gigantesco "Meu Deus" e então, a Cibele interviu e pediu para eles sentarem, conversou um pouco mas,  ainda continuaram bastante agitados. O que ficou pra mim desse dia, é que a exaustão que uma sala caótica gera, as vezes pode ser evitado com um pouquinho de energia usada pra fazer o planejamento e organização. Não deveria parecer um mistério o porquê as crianças estarem tão agitadas e desobedientes, se o que lhes é pedido é que fiquem horas sentados sem fazer nada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário