segunda-feira, 1 de abril de 2024

BARQUINHOS DE PAPEL (Amanda Maria)


     A tarde de estágio já começou com uma ótima surpresa, encontrei minha querida amiga Liriane no ônibus e chegamos juntas na escola. Quando entramos na sala a primeira coisa que notamos foi como a mesas estavam organizadas de forma diferente, deixando a sala de aula mais espaçosa e mais fácil de transitar. Estavam presentes 15 crianças, um número relativamente pequeno comparado aos outros dias, e o professor daria aula de Português e Artes. O professor Daniel nos explicou que usa esses dias com menos alunos para passar o conteúdo de Artes pois é consideravelmente mais tranquilo. Os alunos iniciaram a tarde com a agenda em seguida a atividade de Artes que era fazer barquinhos de papel. As crianças ficaram muito animadas e foram seguindo passo a passo as instruções do professor para a construção dos barquinhos. No processo também construímos  nossos próprios barquinhos e ajudamos algumas crianças. Para finalizar a atividade, o professor deixou as crianças enfeitarem seus barquinhos livremente. E durante esse processo percebi como eles estavam tranquilos, cada um usando sua imaginação e dividindo suas ideias com o colega do lado. As crianças apresentaram seus barquinhos e professor iniciou a atividade no livro.
      Existe um livro individual para materia de Artes e a próxima atividade foi realizada nele.  Quando realiza as atividades no livro o professor pega palavras para trabalhar as sílabas, pois o objetivo é que as crianças que estão no quadro de sílabas passem para o de palavras. Também descobrimos que a moça que também fica na sala algumas vezes é do projeto Mais alfabetização e da biblioteconomia, mas está estagiando na prefeitura com foco na alfabetização. Após o intervalo, as crianças voltaram muito agitadas e o professor teve que chamar a atenção deles para conseguir explicar a atividade.  A atividade era de desenhar, no entanto, o professor adaptou para a separação silábica. E nas seguintes questões o processo foi o mesmo. Percebi que as crianças ficavam cada vez mais agitadas, pois acabava sendo um processo repetitivo e elas acabavam se dispersando. Porém, também entendo o lado do professor já que  algumas questões não estão de acordo com o nível de compreensão dos alunos, além da pressão de fazer com que as crianças que estão no nível silábico passem para as palavras.  A tarde terminou um pouco conturbada, pois algumas crianças não tinham terminado a atividade na hora de sair. Ajudamos as crianças que faltavam e finalmente também seguimos para casa. 

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