sexta-feira, 5 de abril de 2024

CONHECENDO A TURMA: DIA 04 (Marcos Lima)

Com o engarrafamento na BR 116, ocorreu um atraso do ônibus fazendo com que eu chegasse à escola atrasado. Apesar do imprevisto fui muito bem recebido por todos os alunos, pela professora e pela minha parceria Eduarda. 


Ao chegar na sala eles estavam resolvendo a prova de forma oral, antes de resolvê-la por escrito. Quando me deparei com a cena, fiquei embasbacado com tal atitude da professora, visto que na semana anterior ela havia resolvido uma atividade valendo nota com os alunos sobre o mesmo assunto e eles saíram-se muito bem apesar de toda dependência interpretativa dos objetivos das questões. Muitas vezes eles sabem as respostas, mas não querem ou não conseguem interpretar a questão, pois, ao meu ver, eles estão "acostumados" a professora sempre "dar" as respostas das questões.


Após a professora explicar a prova por inteira, os alunos receberam-as e iniciaram a sua resolução. Alguns alunos tiveram a nossa ajuda para ler as questões, eu fiquei com o Filipe (nome fictício) , um aluno que não é alfabetizado, mas "escreve" (na forma de desenhar as letras). Esse não apresenta nenhuma deficiência até o nosso conhecimento. Ele é bastante quieto e inteligente, pois só em ler as opções ele já indica e responde corretamente, porém devido a falta da alfabetização ele não consegue expressar de maneira autônoma na prova e o que mais me surpreendeu foi a professora ter pedido para que a Eduarda ajudasse na leitura de outro aluno que ainda está se adaptando a língua e não ter me pedido para ajudar o aluno que é brasileiro, está na 5º série e não é alfabetizado. 


Inicialmente, eu estava assistindo outro aluno, esse com TEA e que por ter que copiar muitas coisas da folha e não do quadro, acabou se desorganizando levando um bom tempo até aceitar alguma coisa vinda da professora e de nós estagiários. Vendo que ele estava desorganizado e que a professora estava tentando ajudá-lo, deixei ela cuidando dele e me voluntariei para ajudar o Filipe que antes estava com grandes dificuldades para resolver a prova, rapidamente a entregou contrariando a vontade da professora "não posso fazer nada…temos que mostrar a realidade na prova..ele já foi bem em um trabalho feito em sala". Não sei você, leitor-ouvinte, mas não vejo como uma forma efetiva de "mostrar a realidade".


Quando terminaram de resolver a prova, foram liberados para o intervalo, mas alguns ficaram na sala resolvendo a prova do dia anterior (prova de português). Após a pausa, os alunos que trouxeram o livro de artes fizeram uma atividade do livro valendo ponto sobre o filme "Tainá"  e aqueles que esqueceram fizeram uma atividade extra sobre os símbolos da páscoa também valendo ponto….

Enfim, não vou conseguir abordar tudo o que aconteceu, mas acredito que trouxe os eventos mais importantes do dia :)


Nenhum comentário:

Postar um comentário