quinta-feira, 4 de abril de 2024

OS OLHARES PIDÕES (Emanuely Gomes Lima)

Em um dia de prova de ciências não esperava outra coisa, aquele filme de ansiedade e agitação estava pendente no ar enquanto eu notava algumas crianças dando aquela revisada rápida que juramos que será nossa salvação nos cinco minutos antes de recebermos a avaliação, mas quem nunca se agarrou a essa esperança que atire a primeira pedra haha.
Eu nunca tinha acompanhado uma prova enquanto professora/ estagiária então não sabia muito o que esperar.
A princípio que todos receberam suas provas algumas conversas permaneceram até por fim dar lugar apenas a concentração, eu e minha dupla auxiliamos crianças que ainda não tinham o domínio da leitura, fiquei a tarde toda após esses momentos pensando e se fosse eu em uma turma de 4° ano cujo alguns alunos ainda não tenham desenvolvido essa competência, o que eu conseguiria fazer tendo em vista que a turma tem mais de 20 alunos diariamente para lidar? Achei desafiador pensar nessa perspectiva onde eu era a professora... Mas destaco algo maravilhoso do estágio, as possibilidades que podemos ter ao pensar nossas regências, acredito eu que esse processo poderá me auxiliar ao ver "o que eu faria em uma prática real".
Após as crianças começarem a entrar suas provas, as conversas foram rolando soltas e confesso que vi alguns gaiatinhos esquecendo que a prova era individual enquanto outros viam a mim com olhares "pidões" me pedindo a resposta de alguma questão, não nego que meu coração doía por eles em querer ajudá-los. 
Fiquei na dúvida se o fazia ou não, ou se eu poderia ser repreendida, no fim das contas optei por tentar auxiliá-los fazendo alguns comentários que os ajudaria a relembrar a resposta, penso que eu me sentia amparada quando um professor me ajudava nessas horas. No mais, o restante da tarde passou voando e pude conhecer mais crianças, de suas famílias a hobbies.

Nenhum comentário:

Postar um comentário