sexta-feira, 12 de abril de 2024

REGÊNCIA (Yasmim Capistrano)

Na última quarta-feira, dia 10 de abril, nós fizemos uma regência no estágio que iniciou no primeiro tempo. Eu me atrasei, porque a mãe de uma das minhas alunas, na escola que sou professora, demorou muito para buscá-la. Isso é o tipo de coisa que não acontece na escola que fazemos o estágio, 15 minutos antes de acabar a aula, algumas professoras já vão embora, deixando as crianças no pátio. Uma professora de uma turma de infantil, saiu pontualmente 16:59, deixando dois pequeninos sentados na parede. Fiquei bem pensativa, porque na escola particular que trabalho, isso jamais acontece, a cobrança com o cuidado da criança chega ser exagerado em alguns momentos. Mas, na escola do estágio, não só na saída, mesmo durante a tarde e principalmente no recreio, me dá uma sensação que tá todo mundo "jogado".

Voltando para a regência, a Cibele começou sozinha fazendo a agenda com eles. Depois que eu cheguei, pedi para sentarmos em roda no chão e fiz a leitura do livro Bichodário, nem todos prestaram atenção, mas muitos ficaram bastante interessados. Era um livro interativo, então as crianças falaram bastante, até gritavam e discutiram. Após a leitura, nós partimos para o ditado molhado (com uma letra escrita em um papel toalha, colamos outro por cima, quando espirrássemos água, a letra apareceria). Chamamos as crianças por ordem alfabética e quase todos participaram, menos a Helena que é bastante tímida e nunca participa em momento que ficaria na frente de todos. A cada letra descoberta com o borrifador, as outras crianças precisavam copia-las numa folha de ofício que nós entregamos, utilizando tinta e cotonete. A maioria das crianças ficaram empolgadas e fizeram tudo. Exceto dois meninos que ficaram brincando com a tinta, mas eles foram descobrir a letra, só não escreveram na folha. Terminamos pontualmente às 14:30, então não deu tempo de fazer uma outra brincadeira que tínhamos programado, mas já sabíamos que isso poderia acontecer. Limpamos a bagunça e as crianças foram pro lanche e recreio. 

As minhas considerações sobre a regência: 1- Senti que eles estavam mais agitados do que na outra atividade que fizemos. 2- Eu poderia ter ficado sentada em uma cadeira, enquanto eles ficavam no chão para que todos vissem o livro melhor. 3- Percebemos evoluções em algumas crianças como, um menino que antes se "recusava" escrever porque não sabia, fez tudo super empolgado. 4-Uma das crianças que estava resistente e não fez as letras na folha, é um menino que sempre é muito participativo e colaborativo. Cheguei a perguntar se tinha acontecido alguma coisa e ele me disse que no dia anterior outra criança brigou com ele. Essa situação me relembrou que mesmo com planejamentos e atividades lúdicas, o externo influencia na aula.

Depois do recreio, a professora disse para as crianças "Não vamos fazer geografia não porque o que importa agora é o alfabeto, não vamos perder tempo com que não importa". Então, ela copiou o alfabeto na lousa (letra maiúscula de forma e letra minúscula cursiva) e pediu para que todos copiassem no caderno. As crianças sentiram dificuldade nas letras minúsculas e ela disse que quem não conseguisse, que fizessem só as grandes. Logo eles terminaram e ela informou que ensaiariam para apresentação do dia do livro, iam dançar a linda rosa juvenil. A professora já tinha decidido os personagens, mas outras crianças queriam escolher e ficou uma bagunça. Por fim, ela disse que não ia fazer mais porque não tinha como ter duas rosas juvenis, três reis e etc. Então, mais uma vez as crianças ficaram sem nada para fazer, mas ouvindo que deviam ficar sentados e sem fazer barulho. Só que dessa vez a professora fez uma coisa diferente, ela olhou pra mim e disse "professora, você não tem nenhuma atividade pra fazer com eles não?", eu respondi que não. Ela chamou todos para formarem a fila 16:30 e ficamos todos em pé dar 16:45. Depois, deixou as crianças no pátio e fim do dia.

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