sexta-feira, 5 de abril de 2024

O TEMPO PASSA, VIU! (Isys Saron Mello Rodrigues)

Relato 

O quarto dia de estágio na escola Alba Frota aconteceu em 3 de abril de 2024, numa tarde ensolarada e cheia de expectativas minhas. Ao chegar na escola, fui diretamente para a sala do segundo ano, onde as crianças já estavam sentadas em seus lugares enquanto a professora M organizava alguns livros. Me acomodei em uma cadeira e comecei a observar a turma. Muitas crianças haviam faltado e tinha uns três rostos novos para mim ali. 

A professora M deu início à aula lendo o livro infantil "A Joaninha Diferente", que conta a história de uma joaninha que nasceu sem as bolinhas e, por isso, foi excluída pelos seus amigos insetos. Enquanto eu ouvia a história junto com as crianças, comecei a refletir do porquê da professora escolher aquela história: será que as crianças estavam com dificuldade em respeitar as diferenças (já que era disso que se tratava a história)? Ou será que foi porquê elas demonstraram interesse por joaninhas nos dias que antecederam aquela tarde? Enfim, pensei outras possibilidades, claro, mas não me atrevi a perguntar. A verdade é que já guardei muitas perguntas porque, desde que chegamos na turma do segundo ano, sinto que existe um espaço muito grande entre nós estagiarias e a professora da turma. Não me levem à mal com esse comentário, sei que já é de imenso valor ela nos receber em sua sala e sinto gratidão por isso, é apenas uma leeeve impressão que tenho. Enfim, depois do final da leitura e o início da atividade, compreendi que eles iriam revisar a letra J (de joaninha). 

Bom, agora vou falar sobre o momento que deu título à esse relato. Estrela é uma menina muito carinhosa e tagarela. Na quarta-feira, ela estava sentada na primeira cadeira da fila e só se deu conta da minha presença na hora de ir ao intervalo, quando olhou para trás e correu para me abraçar dizendo "Tia, eu te amo muito!". Ao me perguntar se eu também a amava muito e eu responder prontamente que sim, ela me responde: "Tia, aproveita a vida enquanto você é jovem! Porque o tempo passa, viu". 

Do N-A-D-A. 

Como reagir a isso? Só podia ser Deus usando ela pra falar comigo. Ou o universo, sei lá. A real é que se você for ler um post motivacional do instagram falando como a vida é curta e que precisamos aproveitar, ou for escutar a música "Tempo Perdido" do Legião Urbana pela milésima vez na sua vida, nada disso vai te gerar o mesmo impacto de uma criança te mandando ir aproveitar a vida enquanto se é jovem. Estrela alugou o famoso triplex na minha cabeça pro resto da minha vida porque não vou nunca esquecer disso. 

E pode confiar que eu tô aproveitando sim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário