Mais um dia de estágio começando e outra vez a sequência de aulas foi alterada por uma atividade avaliativa da disciplina de geografia. Nesse meio tempo eu e minha dupla aproveitamos para finalizar os preparativos para regência que seria apenas no segundo tempo. Após finalizarmos, voltamos para sala, eles já tinham terminado a avaliação e logo a professora adiantou em passar a atividade de português já que ela não teria o tempo de costume por conta da nossa regência.
Um dos alunos entrou em sala e logo ela me chamou e perguntou se eu poderia ajudá-lo na atividade avaliativa que ele não tinha participado, supus que ele estava na aula de reforço tendo em vista que ela já tinha citado que ele era um dos alunos que ainda não era alfabetizado. Enfim, concordei e logo fui sentar ao lado dele. Dando início eu não tinha noção como iria fazer isso, como auxiliar em um atividade avaliativa que precisava de interpretação textual? Tentei o meu máximo para que ele tivesse autonomia e instiguei a leitura, mas eu já estava indicando onde ele iria ler, será que realmente era um auxílio ou eu dei as respostas? Mas o que eu faria? Deixaria ele sem responder? Como poderia ajudá-lo de outra forma? Respirei e continuei, nada que eu fizesse mudaria aquele cenário, infelizmente ele também é mais um vítima do sistema que o empurra de série em série a cada ano. Ficamos o resto do primeiro tempo mais o intervalo em sala, o que diga-se de passagem eu achei injusto. A maneira como a escola visa ajudá-lo é sobrecarregar ele com aulas/tarefas sem nenhum tempo de ao menos respirar e comer.. por que sim, ele não lanchou esse dia.
Logo após fim do recreio, a professora já havia perguntado se o tempo que tínhamos programado daria para ela fazer uma breve correção da atividade que ela havia passado no final do primeiro tempo e dissemos que não haveria problema e assim aconteceu.
Quando ela acabou a correção nos deu a palavra. Como eu havia dito no último relato tínhamos notado que os alunos demonstravam dificuldade em português, mais precisamente na formação e separação de palavras e letras. Dito isso pensamos em uma atividade de competição que consistia em formar/montar palavras através de sílabas de maneira correta. O início da atividade foi propor que eles mesmos fizessem as sílabas. Separamos a sala em dois grupos e distribuímos papéis para que eles fizessem as sílabas. A priori o grupo 1 se engajou mais e montaram a estratégia de pensar em palavras antes de escrevem as sílabas para que já tivessem palavras feitas. Já o grupo 2 pareceu não ter muito ânimo para dinâmica, mas acredito que faltamos com atenção em deixar no grupo 2 com crianças que já são tímidas e menos participativas. A divisão da sala foi feita apenas com um critério, que dois alunos que já eram mais avançados não ficassem no mesmo grupo, e o resto das crianças foram dívidas como já estava organizado em sala.
Demos alguns minutos para que eles finalizassem e o grupo 2 pareceu se movimentar mais com o decorrer do tempo e alguns impulsos da minha dupla. O critério para vencer era por pontos. Palavras monossílabas valiam 1 ponto, dissílaba valiam 2 pontos, trissílaba 3 pontos e polissílabas 4 pontos. Eles tiveram 15 minutos para montar as palavras. Quem tivesse mais pontos vencia a brincadeira. Confesso que achei que não teria tanta empolgação, mas no momento em que eu disse "VALENDO!", começou a correria dentro de sala. Foi sensacional ver os rostinhos pensativos em palavras possíveis em meio um mar de sílabas. Eu fiquei responsável por averiguar se as palavras estavam separadas corretamente e as copiar no quadro, no grupo 1 e minha dupla ficou responsável por fazer o mesmo no grupo 2. Eles montaram estratégias diversas, desde colocar sílabas nos dois lados da folha, ou dobrar para diminuir a silaba como: "FOR", eles dobravam para "cortar" o R e aparecer apenas "FO" e formar novas palavras. Após o tempo proposto, fomos a contagem e pedi para que eles ( grupo 1) me ajudassem a classificar as palavras e da os devidos pontos a elas. E o mesmo se repetiu no grupo 2 com o Gabriel.
Por fim fizemos a contagem de pontos e o grupo 1 venceu. Houve gritaria de comemoração, sim, teve. Mas não vi ninguém fazendo "graça" com outros da outra equipe, não vi ninguém triste por ter perdido. Fiquei feliz pelo desempenho da turma, e da reação de maturidade entre saber perder e ganhar.
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