sexta-feira, 6 de junho de 2025

PREPARATIVOS (Levi)

Hoje chegando no Alba Frota em mais um dia de estágio, tive a grande surpresa de me perder indo para a escola. Sei que não é o foco do relato, mas queria comentar que acabei me perdendo no deslocamento (eu piloto moto) e para completar acabei estacionando em uma rua com estacionamento de Zona Azul (descobri isso da pior maneira possível)

No primeiro momento a professora substituta Sônia estava aplicando um trabalho de matemática, as crianças estavam concentradas realizando a atividade e sem conversar muito. Tomei bastante cuidado para não fazer barulho e para não desconcentrar eles. Após a atividade, tive uma breve conversa com a professora, e com isso acabei percebendo que a professora já estava se acostumando com a turma. Durante a aula, até mesmo após a conclusão da atividade, as crianças estavam respondendo a todos os comandos da professora, não conversavam muito quando a professora pedia silêncio e não se levantavam das cadeiras como fazem de costume. Eu enxergo que a professora tem uma maneira rígida e até em certos momentos ríspida em exercer sua autoridade na sala, falando alto e grosso para todos entenderem. Durante todo o dia, não vi afeto por parte da professora com os alunos e vice-versa. Acredito que a turma ainda não se apegou com a professora e nem a professora com os alunos.

Após o intervalo, com o pouquissimo tempo que a professora Elisângela possui na turna, ainda tentou revisar o conteúdo de bases, arestas e vértices com as crianças. Em uma conversa com a professora, ela confessou suas dificuldades com a turma pelo pouco tempo que tem e pela quantidade de conteúdo que possui para ministrar na turma pelo ano todo, que é apenas 2 capítulos de geometria para o ano todo.

Identifiquei muitas dificuldades na geometria, com relação ao conteúdo de solidos geométricos, e propus a professora uma intervenção na geometria para auxiliar-los no conteúdo. No caso, seria uma intervenção para revisar os conceitos e mostrar objetos que remetessem as figuras (prisma, pirâmide, cubo) e propor uma atividade para as crianças. A professora aprovou e me deu todo o apoio possível para realizar a intervenção. 

Com o final da aula de Geometria, a professora de artes entrou e fez um levantamento dos trabalhos da feira de ciências. As crianças estavam animadas e davam ideias para a feira. Após o levantamento, as crianças novamente ficaram livres e sem muito que fazer por durante 30 minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário