segunda-feira, 16 de junho de 2025

CRIANDO AOS PEDAÇOS (Eduardo)

Uma técnica muito útil em processos criativos é separar os elementos de uma criação anterior e recombiná-los entre si ou com elementos de outras criações. É uma ideia simples, mas muito efetiva, e foi muito bom vê-la em ação nas regências e nos relatos de vocês. Seja a letra inicial que serve para dar vários presentes ao Sr. Alfabeto, sejam sílabas que se juntam formando as palavras mais variadas, sejam palitinhos e massinha de modelar que constroem sólidos geométricos puros ou aplicados em casas, prédios ou obras de pura imaginação.


Lembrei, pra variar, da velha citação de Paulo Freire: "Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as condições para a sua construção ou produção". Essa condição criada de que as crianças manejem elementos soltos (letras, sílabas, palitos e massinhas) permite que as crianças construam e produzam conhecimento. Um conhecimento que não é apenas teórico, conceitual, mas também prático e afetivo. Porque além de criar coisas concretas como palavras e sólidos geométricos, as crianças têm mais liberdade para fazer algo que gostam. Então o ensino deixa de ser algo apenas do pensamento e se torna também algo da ação e do sentimento. Sentir, pensar e agir. Tudo junto e misturado. Aprender criando. Criar aprendendo.

As regências de vocês são fonte de ânimo e inspiração para as professoras supervisoras, que podem ceder à rotina e à monotonia devido à sobrecarga de trabalho. É como se soprasse uma brisa suave dentro das quentes salas de aula. Os elementos da experiência das professoras com os elementos da animação de vocês também podem render boas combinações num conhecimento construído ou produzido. Foi o que vi claramente na regência do guardião e da guardiã.

E as regências de vocês também têm efeito sobre mim, sobre minha prática pedagógica. A partir dos relatos de vocês, me veio a ideia de um jogo. Estou desenvolvendo pra gente jogar na próxima aula de sexta-feira. 😉

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