sexta-feira, 13 de junho de 2025

PRIMEIRA REGÊNCIA: PLANEJAMENTOS, SURPRESAS E APRENDIZADOS (Larisse Sousa)

Até que enfim chegou a primeira regência. Estava ansiosa, um pouco nervosa, mas crente de que iria dar tudo certo. A esperança é a última que morre e o importante é manter o otimismo, né mesmo?

O planejamento inicial era que Bia e eu conduzíssemos a aula da professora, que já era habitualmente feita com a turma. Queríamos, assim, nos inserir na rotina natural das crianças e da professora, e também nos apropriarmos de uma dinâmica já comum no meio escolar. A ideia era começar com algo que elas já estivessem acostumadas, para que pudéssemos observar e nos adaptar à rotina da sala.

Pedimos o planejamento com antecedência à professora, mas, por conta de outras demandas e das formações pedagógicas que ela participou durante a semana, ela não conseguiu nos enviar. Ainda assim, nos adiantou que o conteúdo seria sobre as ruas, o que já nos deu um ponto de partida. Eu e minha dupla nos organizamos e nos preparamos com base nisso.

Ao chegarmos na escola, a professora nos mostrou o planejamento do dia, para que pudéssemos nos situar e organizar nossa regência a partir dele. 

Com isso, colocamos a mão na massa para conduzir as atividades. Conduzimos a agenda, a marcação do calendário e fizemos uso do livro didático para orientar a aula das crianças. Estávamos prontas para seguir o plano de ensinarmos sobre o uso do "ç", sobre as ruas das quais elas fazem parte, a história das ruas e o poema "Se essa rua fosse minha".

Só que, nesse dia, houve muitas surpresas com eventos diferentes e atípicos que tomaram boa parte do tempo. O primeiro evento foi a apresentação do Palhaço Alba. A apresentação foi super divertida, lúdica e bem engraçada para todos. As crianças gostaram muito, e nós também.

Em seguida, houve uma oficina de reciclagem com os mesmos participantes, com a proposta de construção de instrumentos musicais a partir de materiais recicláveis. Foi uma experiência rica, cheia de criatividade e bastante interessante.

Todavia, devido às atividades externas, não conseguimos concluir tudo o que a professora havia planejado para o dia, por mais que, nas últimas horas, tenhamos conseguido assumir a condução das atividades com mais autonomia e sem imprevistos.

Aprendemos, na prática, que o planejamento precisa ser flexível. E nossa expectativa também. No ambiente escolar, é comum que os imprevistos aconteçam, e precisamos estar preparadas para adaptar aquilo que foi previamente pensado. Mesmo com as mudanças, as crianças continuam aprendendo, e nós, aprendendo junto com elas. Foi um dia cheio, de fato, e nossa regência teve um gostinho de planejar, viver e se adaptar.

Desejo encerrar esse relato com a minha parte da criação da canção "Se essa rua fosse minha", que foi uma das propostas dadas às crianças no livro didático:

Se essa rua, se essa rua fosse minha,
Eu mandava, eu mandava-a colorir
Com desenhos e pinturas deslumbrantes,
Pra todas as crianças aqui vir.
(Registro da criação da canção de uma das crianças) 🥹

Nenhum comentário:

Postar um comentário