sexta-feira, 13 de junho de 2025

MASSINHA E PALITOS (Levi)

Chegou o grande dia da regência, aplicar o que planejei durante a semana toda. Conforme eu havia conversado com a professora, ficou decidido que na aula de Geometria seria aplicada a regência nessa disciplina. Fiquei bastante nervoso, planejei e pensei muito sobre o que poderia trabalhar em sala de aula com as crianças. As crianças estavam estudando sólidos geométricos, então montei o planejamento pensando nesse conteúdo no intuito de revisar os conceitos e realizar uma atividade de cunho lúdico com eles.

Após a primeira aula da prof. Sônia, chegou a nossa vez. Antes do recreio, expliquei o que seria feito em sala e conversei um pouco sobre o conteúdo de geometria com eles, busquei "revisar" alguns conceitos que eles já sabiam. 

Após o intervalo, começamos a colocar mão na massa: As crianças teriam que construir sólidos geométricos utilizando palitos e massinha de modelar. Inicialmente pedi para que realizassem sólidos simples como pirâmides e cabos, no entanto, com o passar do tempo as crianças utilizaram a criatividade e criaram obras utilizando os sólidos como casas e apartamentos. Deixamos as crianças realizarem suas obras por um determinado tempo, após isso realizamos uma conversa sobre o que foi feito. Quantas arestas tinham na figura deles? Quantos vértices? foram várias perguntas.

As crianças engajaram e ficaram felizes, muitas estavam animadas e gostaram da ideia. Elas utilizaram da criatividade e buscaram resgatar os conceitos a cerca dos sólidos geométricos. Durante a aula de Artes, a professora não pode comparecer, então continuamos com a atividade por todo o tempo e continuamos a conversar e debater sobre a atividade feita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário