sexta-feira, 6 de junho de 2025

PRIMEIRO DIA DE REGÊNCIA (Renata Feitosa)


Essa quarta seria diferente, iríamos pela primeira vez assumir a sala. Acordei com a sensação de insegurança, mas aliviada por já começar, pois isso significa que falta pouco. 


Contextualizando — Nosso pensamento era ministrar a aula de geografia, visto que era a aula que eles mais se engajavam. Como ainda faltava um assunto de geografia a professora pediu para que déssemos continuidade e assim fizemos. Sexta feira ela me mandou o planejamento dela e o tema era "raiz africana" logo pensamos em não apenas utilizar o livro e assim fizemos. 


Chegando lá as primeira aulas destinadas a português a professora utilizou para ensaiar as falas da feira de ciências, enquanto isso eu e o Gabriel estávamos finalizando os preparativos para regência. Fizemos um painel escrito " Nossas raizes africanas" o assunto abordava o que dentro da nossa cultura veio de origem africana e o contexto do porque nós temos traços culturais, advindos da colonização e as consequências da escravidão africana na nossa sociedade. 


O tempo voou, logo deu o intervalo, colamos as letras do painel na parede e logo o recreio terminou. Não sei o que houve com o tempo nessa quarta-feira… 


Os alunos retornaram e assim assumimos a sala, a professora estava terminando alguns preparativos para feira de ciência e nos deixou bem a vontade. Começamos por um termo que nos havíamos a professora falar umas aulas atrás, sobre miscigenação. Perguntamos se eles lembravam o que era e porque nós éramos um pais miscigenado. A princípio eles foram bem comunicativos, alguns comentaram que não lembravam, e outros responderam corretamente e assim adentramos na escravidão africana, perguntei novamente se eles achavam que isso deixou algo na sociedade.. e assim levamos esse bate papo e citamos sobre as coisas culturais que temos, desde danças à comidas e listamos na lousa. Logo após perguntamos sobre o impacto na sociedade. Sobre preconceito e racismo. Infelizmente alguns disseram que já passaram ou vivenciaram alguma cena de discriminação. Depois dessa conversa pedi para que eles desenhassem algo da cultura africana, para que pudemos refletir e ver nossas raizes. 


Alguns se animaram, outros nem tanto.. na tentativa de anima-los/ encorajar-lós começamos a desenhar na lousa algo que já havíamos falado e listado na lousa, visto que muitos disseram que não sabiam como desenhar. Foi divertido, foi uma maneira de também participar da criação artística e mostrar que não precisa de muito pra fazer um desenho ( eu estava desenhando com palitinhos). Por fim, a aula se deu muito rápido e a professora estava ocupada e pediu para que passássemos atividade no livro, mas eles já estavam dispersos demais, eu pedi, mas poucos fizeram. Era apenas uma questão sobre algo que nós já tínhamos questionado, eram perguntas de vivências pessoais sobre discriminação. Alguns me mostram e consegui  perceber o déficit em português de muitos. Dito isso, já estamos pensando em fazer algo relacionado a português também. 


De maneira geral foi bom, espero que a próxima seja mais tranquila. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário