quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

O espaço sagrado da sala de aula

Ontem, durante a cobertura jornalística da invasão ao congresso americano, alguns analistas se referiram ao Capitólio como um espaço sagrado. Fiquei pensando que a sala de aula também é um espaço sagrado, triplamente sagrado.

Sagrado porque virtuoso. Durante o tempo de uma aula, não se deveria entrar numa sala com outros objetivos que não o do aprendizado, do conhecimento e da verdade. Trazemos, de fora da sala de aula, uma série de necessidades dos mais variados tipos, mas deveríamos, professores e estudantes, manter no primeiro plano de nossa mente os melhores valores que temos em nós.

Sagrado porque ritualístico. Embora o ritual varie de instituição para instituição e de docente para docente, deveríamos chegar para uma aula conscientes de que haverá uma mudança no ritmo que seguimos até então durante o dia. Pode ser mais rápido ou mais lento do que estamos acostumados, mas é preciso humildade de professores e estudantes para se vincular a esse ritmo coletivo.

E sagrado porque transcendente. Vivemos num mundo sensorial, numa época materialista, com uma mentalidade de consumo. Muitas vezes chegamos em sala de aula como se estivéssemos entrando em uma repartição ou em uma loja, em busca de um serviço eficiente. Mas a sala de aula é uma espécie de portal dimensional que nos permite, professores e estudantes, entrar em um outro mundo em que somos maiores e mais unidos.

Tentativas de invasão do sagrado espaço da aula acontecem quase diariamente. Precisamos estar vigilantes. Porque os invasores costumam ser nós mesmos.

6 comentários:

  1. Excelente, professor! É triste ver colegas que não enxergam isso com clareza.

    ResponderExcluir
  2. Maria do Socorro Oliveira da Silvasábado, 09 janeiro, 2021

    Pena que nem todos pensem assim. Discentes e docentes. Sonho com o dia que todospossam se teletransportar a esse outro mundo. Por enquanto vamos semeando por aqui como o trabalho das formiguinhas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Taí que eu não tinha pensado que é uma espécie de teletransporte. Gostei. :)

      Excluir
  3. Querido Didaticário,
    Hace mucho tiempo, no?

    Bem, o local sagrado chamado sala de aula hj em dia tá mais p inferno que céu, vc há de convir. Mas... otimista que todo professor tem de ser, ao entrar m sala a primeira coisa que este ente supremo deve fazer é dar um buen vistazo (aquela boa olhada) na sala. Há dias e dias. Há dias em que o aluno traz tudo pra sala, exceto a vontade de estar ali e, por consequência, não há absolutamente nada que o anjo da educação alcunhado de professor possa fazer para trazê-lo a um lugar que, de prima, o pequeno demônio nem queria estar.

    ResponderExcluir