quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

As fronteiras da Didática

O SOS Didática começou esta semana e parece que, quando um sonho começa a se realizar, já libera espaço para que um novo sonho possa crescer na imaginação.

Esses dias, tenho sonhado com uma disciplina ou curso de curta duração chamado As fronteiras da Didática. Uma sequência de pequenos estudos exploratórios tratando da possível relação da Didática com outras áreas de conhecimento.

Didática e Design — proximidades criativas. Noções básicas de design como ênfase, equilíbrio, alinhamento, contraste, repetição, proporção, movimento e espaço vazio me parecem muito proveitosas para o uso combinado com os elementos essenciais do planejamento didático: objetivo, conteúdo, metodologia e avaliação.

Didática e Astrologia — estilos simbólicos de pensar, ensinar e aprender. A comparação de mapas astrais de pensadores da educação é reveladora para se compreender a diferença entre as várias teorias pedagógicas. O diagnóstico de estilos de aprendizagem de estudantes também seria possível pela análise de seus mapas astrais. E a própria prática didática de professores poderia ser melhor compreendida e desenvolvida com o conhecimento de sua configuração astral de nascimento.

Didática e Narrativas — monstros, gênios, fadas madrinhas e outros mestres. As histórias orais e também as de livros e filmes trazem um repertório variado e riquíssimo de situações de aprendizagem, de tipos de professores e de métodos de ensino. Tudo ali à espera de uma pesquisa longa, desafiadora e prazerosa.

Didática e religião — os aprendizados da alma. Nossos estudos pedagógicos científicos se restringem a alguns milhares de anos para o passado e algumas dezenas de anos para o futuro, tudo dentro de um universo material, racional e manipulável. Como seria fascinante pensar a Didática no tempo de várias vidas e da vida eterna, e levar em conta aquilo que não está facilmente acessível aos cinco sentidos.

Essas são algumas das fronteiras da Didática. Agora é deixar a semente do sonho descansar e criar raízes no berço do jardim da vida.

5 comentários:

  1. Eu adorei a ideia da Didática e Narrativas, é excelente oportunidade de explorar aquilo que é uma das mais importantes características humanas a capacidade de transmitir a experiência por meio da narrativa. Inclusive possui forte componente psicológico e é uma oportunidade inclusive de fazer a divulgação da cultura local como o cordel por exemplo.

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  2. Veja só o que o poder do sono pode fazer...
    Gosto da ideia de bordas, porque fronteiras são definidas e bordas são mais permeáveis.
    Abençoadas sejam as regas e os brotos e os frutos.

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  3. Prometo que vou assistir. Ainda não tive tempo!

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