Na videoconferência de ontem do LAJE (Laboratório de Adaptação de Jogos para a Educação), o Wagner perguntou pelo "conteúdo em si".
O conteúdo em si é água. Fundamental. É o conteúdo em si que bebemos ou com que nos lavamos. Mas o ato de beber ou de lavar-se é bem mais amplo do que o conteúdo em si.
Vamos beber um pouco...
Precisamos que o conteúdo esteja num contentor, num continente, num recipiente. Esse objeto é importantíssimo para a experiência de beber água. Será um copo? De vidro? De plástico? Será uma garrafa? Faremos conchinha com as mãos? A temperatura também tem influência na saciedade e na saúde que o conteúdo em si vai trazer. Água gelada? Água natural? Misturada? O próprio local faz parte do ato de beber. Existe diferença entre tomar água ao pé da geladeira, do gelágua ou da pia, de olhos fechados ou encarando uma parede, e bebê-la na varanda, curtindo a brisa e observando a paisagem. O contexto social também é relevante. Estamos bebendo sozinhos, de maneira rápida, para atender a uma necessidade fisiológica urgente? Ou estamos juntos, conversando, interagindo e bebericando água? Isso sem contar de onde veio o conteúdo em si, por que processos chegou até nós, que tipos de trabalho envolveu...
O conteúdo em si é conteúdo em relação. Beber ou aprender o conteúdo em si é se apropriar de um encadeamento complexo de vários conteúdos.
Manu Kelé canta que o Homem não é uma ilha / Não pode viver só / Precisa de companhia / Precisa de amor. O conteúdo em si e em relação que eu sou, enquanto professor ou estudante, precisa amar e ser amado pelo conteúdo em si e em relação que ensino ou estudo.
Também estive às cegas, mas depois que você desenhou consegui fazer a relação conteúdo, metodoloogia, didática. É incrível quando a vendaq nos cae.
ResponderExcluirGrato por ter pedido o desenho, Sol. :)
ExcluirO conteúdo em si precisará de um recipiente e assumirá a sua forma. Qual forma darei a esse conteúdo? A forma e conteúdo, para mim, devem ter, e tem, um propósito.
ResponderExcluirExatamente, Wagner. O propósito está presente no planejamento didático como o "objetivo".
Excluir