segunda-feira, 8 de março de 2021

Eu, estagiário intolerante (CMTP 18)

Meu histórico escolar informa que fiz estágios em 1992 e 1993, mas a única coisa que lembro foi um carão que dei num colega de turma que era funcionário público e que, no meu severo julgamento, queria o diploma apenas para aumentar o salário. Como eu era intolerante! 

Desde 2014, quando comecei a dar aulas no turno da noite para uma maioria de estudantes trabalhadores, me lembro desse colega. É como se ele tivesse se tornado meu aluno.

E é até curioso como hoje não apenas tenho tolerância, mas sou até simpático a estudantes que fazem cursos de licenciatura mas não querem ser professores. A vida é tão mais complexa do que eu pensava quando tinha vinte e poucos anos!

Ser professor de Didática me ajudou nisso. Porque a Didática é um conhecimento útil para qualquer pessoa. Não importa o que você vai fazer na vida, em algum momento você precisará ensinar algo a alguém. E, seja funcionário público, artista, historiador, biólogo ou professor, você fará melhor o seu trabalho se souber que o ensino não é apenas técnico, mas também tem dimensão humana e político-social. E você será um profissional melhor se souber que as suas escolhas a respeito do que, para que e como ensinar se baseiam em um conjunto de valores que orienta sua prática profissional.

Comenius, o Pai da Didática, escreveu que ela era a "arte de ensinar tudo a todos". Eu descobri que Didática é o artifício de qualquer um ensinar qualquer coisa a qualquer pessoa.

2 comentários:

  1. Não sei, não sei... Acho que preciso de maturidade ainda pra entender essa reflexão. De qualquer forma, vou aguardar o conselho no coração, Professor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem coisas que o Tempo faz que é difícil de explicar e de entender. :)

      Excluir