quarta-feira, 17 de março de 2021

Se o próximo semestre fosse hoje (1)

Se eu tivesse que definir hoje o planejamento das turmas de Didática do próximo semestre, seria assim...

Não teríamos Didaticário nem Laboratório de Adaptação de Jogos para a Educação (LAJE). Também não teríamos grupo de WhatsApp nem Relatório Semanal. Talvez tivéssemos SOS Didática, desde que num dos dias de aula da turma de Pedagogia. As aulas seriam pelo Meet, não porque seja minha ferramenta favorita de videoconferência, mas porque é a que quase todo mundo usa e está acostumado.

Conseguem perceber um padrão?

Isso mesmo. Concentrar o planejamento em atividades síncronas para me dar um descanso da rotina constantemente conectada deste semestre.

Cada aula seria dividida em três partes. (Três é um número mágico para a Didática. Quem tiver curiosidade a respeito disso, leia a partir da página 49 deste pdf.)

Primeira parte: sentimentos e conhecimento mútuo. Atividades de expressão de sentimento e respostas a perguntas que revelam nossa personalidade, ideais, traumas, sonhos... De 20 a 30 minutos.

Segunda parte: construção de conhecimento relacionado ao conteúdo. Atividades interativas lúdicas relacionadas ao conteúdo mais específico da disciplina: História da Didática, Dimensões da Didática, Tendências pedagógicas e Elementos do planejamento. De 30 a 40 minutos.

Terceira parte: reflexão sobre a prática pedagógica. Diálogo sobre as duas primeiras partes da aula, refletindo sobre escolhas e possibilidades didáticas. 30 minutos.

A aula seria basicamente a mesma para as três turmas.

A turma de Pedagogia tem duas aulas por semana. Essa segunda aula poderia ser o SOS Didática ou então uma formação cultural associada direta ou indiretamente ao conteúdo: ver trechos de filme em que um personagem ensina algo a outro (cenas didáticas), ouvir músicas e indicar como usá-las em sala de aula (rádio didática), ler poemas que tratam de aprendizado e conhecimento...

A nota ainda viria de uma autoavaliação final. A presença seria registrada a partir da interação no bate-papo do Meet. Eu e os estudantes teríamos contato apenas no horário da aula. Durante a semana, eu dedicaria meu tempo a planejar cada aula.

Até parece um bom plano. Mas um surto criativo ou uma súbita inspiração pode mudar tudo.

5 comentários: