sexta-feira, 25 de abril de 2025

DE DENTRO DA ESCOLA, FORA DA ESCOLA (Larisse Sousa)

Era o dia de pôr os pés no chão da escola e de pulsar pela vocação.
Mas logo a notícia chegou, assim como um trovão:
"Hoje não tem aula, está em paralisação."

Mas tudo bem, 
logo entendi que ausência também é presença quando há, por trás, uma causa imensa.
É a luta que pulsa em cada professor 
por mais respeito, por mais valor.

Refletimos sobre nós e sobre o coletivo,
sobre o que move esse corpo ativo
Que por mais que não estivessem na escola, e no seu chão,
entraram em outra realidade, a da compreensão.

Nesse "não dia", o que ficou de fato 
foi a escrita de uma carta para um Prefeito levantado,
e a deixa para um primeiro passo, o de um longo relato.

CARTA PARA O PREFEITO EVANDRO LEITÃO

Fortaleza, 23 de Abril de 2025


Caro Prefeito Evandro Leitão,


Me chamo Larisse Sousa, sou estudante de Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará, e escrevo esta carta movida por um misto de inquietação e esperança. 


Ao observar a situação atual das nossas escolas públicas, sinto o peso do que é vivido por professores(as), estudantes e famílias, e, ao mesmo tempo, o desejo de um futuro - e um presente -  melhor. 


Muitas escolas públicas da nossa cidade apresentam estruturas precárias, sem bibliotecas, quadras cobertas ou espaços adequados para a infância florescer. Os professores(as) também, exaustos, enfrentam longas jornadas de trabalho, todavia, recebem baixos salários e carecem de falta de apoio emocional e pedagógico. As crianças, dentro de todo esse cenário, se tornam meras espectadoras de um sistema que não consegue acolhê-las e proporcioná-las uma educação de qualidade. 


A escola que desejo, Senhor Prefeito, é a Escola Bela - não só de nome, mas de essência. Uma escola viva, pulsante, que respeite as necessidades das crianças e escute as vozes que fazem parte de sua composição. Aquela que seja construída a partir da escuta, do afeto e da participação coletiva. 


Para que ela exista, é preciso mais do que palavras: é preciso estrutura adequada, investimento contínuo, valorização dos profissionais da educação e políticas públicas comprometidas com a infância. 


Esta carta nasce em um contexto de paralisação de hoje, 23 de abril, que se dá justamente por esses motivos: ausência de condições dignas para ensinar e aprender. É uma pausa que clama por escuta e ação, pois a escola que temos hoje, ainda não é a escola que sonhamos.


Por ainda acreditar na educação como caminho de transformação para todos os sujeitos, continuarei a sonhar com o ideal, viver o real e buscar o possível. Conto também, com o seu compromisso para uma educação plena. 


Com muita esperança, 

Larisse Sousa

Estudante de Pedagogia - UFC. 




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