quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

Ditados (CMTP 05)

É até irônico que eu esteja escrevendo um diário didático. Porque durante toda a minha educação básica, ainda no século passado, minhas duas únicas notas baixas foram justamente em Português. Ou em português, com inicial minúscula? Nunca sei ao certo.

Na 4ª série, meu boletim cheio de dez foi manchado duas vezes por notas vermelhas: dois quatros em provas de ditado. Na verdade, a nota era zero mesmo, mas com alguns pontos extras e reclamações de minha mãe consegui esse bônus.

Nós líamos um paradidático chamado "Cazuza". E eu até gostava do livro, mas não dos ditados que a professora fazia. Uma coisa é ler, outra é copiar de ouvido. A professora leu:

"Nas lições de ciências naturais, de gramática, geografia e história, tirava notas inferiores
às notas de aritmética."

E eu escrevi os nomes das matérias todos com iniciais maiúsculas. Perdi seis pontos na prova, um para cada inicial errada, em vez de perder apenas um ponto por não compreender uma regra ortográfica. Levei anos para melhorar minha autoestima na escrita.

Hoje, como professor, evito pedir aos meus alunos qualquer tipo de cópia ou mesmo uma resposta padrão. E até os erros que eles cometem me fazem pensar se não estão, no fundo, certos. 

Fui agora pesquisar e, segundo o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, desde 2006 tanto faz escrever os nomes de matérias e disciplinas em minúsculas ou maiúsculas.

Assim como eu, os alunos que erram hoje talvez estejam certos no futuro. Afinal, está nos ditados:

— Os últimos serão os primeiros.

— Quem ri por último, ri melhor.

5 comentários:

  1. Engraçado! Sempre fui boa em Português e meu boletim escolar sempre foi lotado de "10" mais ainda escrevo errado e fico procurando na mente como se escreve determinadas palavras. O pior foi readaptar a lingua na nova ortografia brasileira. Mas, aos poucos vou me saindo bem rss. Quem sabe eu melhore quando fizer minha segunda licenciatura? Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Interessante sua experiência, Eduardo! Ao lecionar, a percepção negativa do conhecimento da língua por parte dos alunos é muito triste! Vendo seu exemplo,fico otimista quanto ao futuro de cada um. Deficiências podem ser superadas, embora não saibamos em que momento.

    ResponderExcluir