quarta-feira, 22 de dezembro de 2021

ONDE VOCÊ QUER TRABALHAR E ESPERANÇAR? (Didaticx 12)

Neste texto, uso a letra "i" como recurso de linguagem neutra.

Sonhar é também um ato de resistência às difíceis condições de trabalho que futuris professoris encontrarão tanto em escolas públicas quanto privadas. Em 2017, durante um dos estágios que fiz em minha segunda licenciatura em Pedagogia, cheguei a ouvir de uma professora a seguinte pérola:

— Vem fazer estágio na minha sala que você vai desistir da Pedagogia.

É difícil para a grande maioria dis professores manter vivos os ideias elevados que nos levaram a escolher essa profissão. Por isso gosto de realizar uma atividade em que is alunis de licenciatura procuram escolas em que gostariam de trabalhar, escolas que estejam à altura de seus sonhos.

A orientação para esta atividade é a seguinte.

Pesquisar espaços de educação alternativa em todo o mundo. (Se quiser, pode usar o mapa interativo de formas dissidentes de aprendizagem, pedagogias críticas e práticas educativas alternativas da REEVO por meio deste link: https://reevo.wiki/Experiencia?l=pt_PT). Escolher um espaço em que gostaria de trabalhar como professor e apresentar esse espaço e a atuação de seus professores em 5 minutos (oralmente e com suporte de fotografias) para a turma na próxima aula.

Na aula seguinte, divido a turma em pequenos grupos de quatro a seis pessoas. Como essa atividade já acontece depois do meio do semestre, geralmente não preciso mais misturar panelinhas: is alunis já formam grupos mais naturalmente com pessoas com quem não tinham amizade no início do semestre.

Nos grupos, as pessoas compartilham as escolas pesquisadas, indicando por que gostariam de trabalhar nelas. É um momento muito rico em que is alunis partilham sonhos que podem ser possíveis em alguns lugares do planeta. Algumas pessoas são mais práticas e escolhem escolas próximas. Tem gente até que diz que vai agendar uma visita e preparar o currículo para se oferecer para trabalhar lá. Outras pessoas sonham viajar e escolhem escolas em outros países, algumas bem distantes, do outro lado do mundo.

Depois desse momento de partilha, apresento ais alunis, ainda nos mesmos grupos, um desafio: propor a criação de uma nova escola com base nas características das escolas apresentadas em seu grupo. Ou seja, uma escola em que todas as pessoas do grupo gostariam de trabalhar, combinando características das escolas que cada pessoa escolheu. Cada grupo deve imaginar uma escola com nome, local, estrutura física, público atendido, cotidiano didático e mecanismos de avaliação. É uma forma de começarmos a vivenciar a linda fala de Paulo Freire:

"É preciso ter esperança, mas ter esperança do verbo esperançar; porque tem gente que tem esperança do verbo esperar. E esperança do verbo esperar não é esperança, é espera. Esperançar é se levantar, esperançar é ir atrás, esperançar é construir, esperançar é não desistir! Esperançar é levar adiante, esperançar é juntar-se com outros para fazer de outro modo."

Em seguida, cada grupo apresenta sua proposta de escola para toda a turma.

Com essa atividade, percebemos pela pesquisa que existem muitas pessoas tentando colocar seus sonhos educacionais em prática pelo mundo e exercitamos imaginar o projeto de nossos próprios sonhos educacionais.

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E você? Como trabalha os sonhos de trabalho de sis alunis? 

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Semana que vem, darei uma pequena parada para o descanso de final de ano. No início de janeiro, retorno para os episódios finais do Didaticx com:
- Mais jogos cooperativos adaptados para a sala de aula.
- As duas últimas atividades que faço em cada semestre, incluindo o emocionante Prêmio dis Melhores do Semestre.
- Um apanhado das variações de organização espaço-temporal que uso nas aulas.
- Duas formas de atribuir notas aos estudantes que venho usando nos últimos semestres.

Feliz e harmonioso Natal e uma passagem de ano que anuncie tempos melhores para todis nós.


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