quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

ENTREVISTANDO PROFISSIONAIS (Didaticx 10)

Neste texto, uso a letra "i" como recurso de linguagem neutra.

Entrevistar professoris é uma atividade de que is alunis de licenciatura costumam gostar. Pelo menos aquelis que desejam ser professoris. Quando estamos aprendendo algo (científico, artístico, religioso ou filosófico), é natural termos curiosidade sobre profissionais que trabalham nessa área e sua rotina de trabalho.

Para vocês terem uma ideia das variações possíveis, vou contar duas versões dessa atividade de entrevista. A primeira de 2017.2, na UECE, e a última de 2019.2 na UFC, um semestre antes da pandemia.

*

Em 2017, antes das entrevistas, fizemos um planejamento coletivo das perguntas. Numa grade desenhada na lousa, cada aluni escreveu em uma célula uma pergunta que achava que deveria ser feita. Completada a grade, cada aluno votou em três perguntas de seus colegas, acrescentando um traço abaixo da pergunta. As perguntas com mais traços, as mais votadas, foram as perguntas básicas de um questionário de entrevista que foi utilizado na tarefa pedida...

Realizar, gravar e transcrever, individualmente, em duplas ou trios, uma entrevista com um(a) professor(a), usando o questionário indicado neste link (valendo 1,0 ponto para a gravação em áudio ou vídeo e 1,0 ponto para a transcrição das respostas inseridas no formulário do mesmo link). Entrega em até 15 dias.

As perguntas mais votadas naquele semestre foram as seguintes:

3. Vale a pena ser professor(a)?  Por quê?

4. Você se sente realizado(a) como professor(a)?  Por quê?

5. O que te motiva como professor(a)?

6. O que você acha que poderia melhorar na profissão com urgência?

7. Como você lida(ria) com o seguinte problema: [problemas trabalhados pelos entrevistadores]?

8. Se pudesse, você mudaria de profissão?  Por quê?

As perguntas iniciais eram apenas de identificação do nome e do tempo de ensino:

1. Professor(a), qual o seu nome?

2. Há quanto tempo você ensina?

Duas aulas depois, uma pessoa de cada grupo ia até a frente da sala e dizia, em até dois minutos, o que foi mais significativo na entrevista com o professor ou professora escolhido. Havia um pequeno tempo reservado para perguntas e comentários.

*

Em 2019, usei como base para o roteiro de entrevista os três quereres de aprendizagem dis alunis a respeito da disciplina, que vimos no episódio anterior do Didaticx. A tarefa era a seguinte...

Realizar, gravar e transcrever, individualmente, uma entrevista com um(a) professor(a), enviando pelo questionário indicado neste link até a véspera da próxima aula, e trazer impressa para a próxima aula a cópia das respostas que você receberá por e-mail após enviar o formulário (valendo 1,0 ponto).

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:
1) Idealmente, a entrevista deve ser feita com um professor ou professora de um nível de ensino (fundamental, médio, superior) em que você gostaria de ensinar e na própria escola em que o professor ou professora trabalha, mas fiquem livres para realizar a tarefa entrevistando quem vocês quiserem e no local em que puderem (mesmo a distância).
2) A entrevista deve ser gravada em áudio. Caso você precise gravar vários áudios para fazer a entrevista, deve juntá-los em um só arquivo para enviar este arquivo pelo formulário.

As perguntas iniciais do formulário se referiam ao nome di professori, tempo de ensino, níveis de ensino em que atuava à época e instituição em que trabalhava. As demais perguntas eram as seguintes: 

Pergunta 1 relacionada ao que você quer aprender na disciplina de Didática (escreva a primeira pergunta que você fez ao professor ou professora).

Pergunta 2 relacionada ao que você quer aprender na disciplina de Didática (escreva a segunda pergunta que você fez ao professor ou professora).

Pergunta 3 relacionada ao que você quer aprender na disciplina de Didática (escreva a terceira pergunta que você fez ao professor ou professora).

Problema enfrentado pelo professor no dia a dia para o qual ele gostaria de uma solução (pergunte ao professor um problema didático que ele gostaria de resolver e transcreva a resposta dele abaixo).

Na aula seguinte, em grupos, is estudantis compartilhavam as respostas dos professores para as três primeiras perguntas do formulário. Depois, cada grupo se juntava com outro grupo e faziam sugestões para resolver a dificuldade indicada pelos professores na quarta pergunta do formulário. Ao final, cada grupo escolhia a dificuldade de um professor para apresentar para a turma, oferecendo também sugestões de como resolvê-la.

*

E você? Pede ais alunis para entrevistar profissionais da sua área de ensino? Como?

*

No próximo episódio, falarei de uma estratégia (adaptada de um jogo) que já usei para is alunis compartilharem o resultado de suas entrevistas com professoris. Mas como utilizo essa estratégia em muitas outras situações, ela merece um episódio à parte. Garanto que você vai adorar e vai querer usar imediatamente em uma de suas próximas aulas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário