Professores dever dar aulas generosamente ou estudantes devem tomá-las com seu próprio esforço?
A resposta é óbvia: um pouco das duas coisas. Mas é mais fácil falar do que fazer.
Professores deveriam acolher e estimular estudantes, organizando o espaço de aprendizagem e lhes fornecendo algumas ferramentas básicas, tanto externas quanto internas. E estudantes deveriam aproveitar o que é oferecido por professores e, a partir de seu próprio esforço, estudar e aprender aquilo a que se dedicam.
No contexto de aulas particulares, é mais fácil para im professori considerar e motivar cada aluni, auxiliando em seus esforços. Mas não podemos reduzir a educação a aulas particulares porque os grandes aprendizados se dão pela sociabilidade. Como dar atenção e acompanhar estudantes quando estão em grande número e provêm das mais variadas situações sociais, econômicas, religiosas? Quando se tem que acompanhar dezenas de alunis por sala e várias turmas por ano, torna-se mais difícil a harmonia entre o dar aulas de professores e o tomar aulas de estudantes.
Cada professori descobre ou inventa seu próprio equilíbrio, sempre instável.
No meu caso, gosto de começar dando aulas abundantemente. Muitas vezes, estudantes têm um repertório reduzido de possibilidades didáticas. Para muitis, aulas expositivas (nas ciências exatas) e discussão de textos (nas humanidades) são tudo que eles conhecem.
Em seguida, abro espaço para que estudantes tomem conta de seu próprio processo de aprendizagem, individual e coletivamente. São momentos difíceis das disciplinas porque existe muita resistência a assumir um papel mais ativo na aprendizagem. Estudantes se sentem imediatamente bem quando participam conduzidis por professores, mas resistem quando chamadis a conduzirem o próprio aprendizado.
Dependendo do nível de superação dessas resistências iniciais, deixo que estudantes continuem tomando as aulas para si ou então volto a determinar mais o rumo das aulas, que varia de turma para turma num mesmo semestre.
Em 2020.2, aproveitando que tenho apenas turmas de Didática, vou experimentar algo inédito: integrar as várias turmas em um único projeto de adaptação de jogos para a educação. Depois de muito refletir sobre o quanto dar ou não dar aulas nesse projeto, cheguei a uma dinâmica que permitirá vários níveis de envolvimento dis alunis. Esta semana, apresentarei os jogos e a proposta para as turmas.
Estou curioso para saber o quanto darei aulas neste semestre.
Querido didaticário,
ResponderExcluirQuanto a "Professores deveriam acolher e estimular estudantes, organizando o espaço de aprendizagem e lhes fornecendo algumas ferramentas básicas, tanto externas quanto internas. E estudantes deveriam aproveitar o que é oferecido por professores e, a partir de seu próprio esforço, estudar e aprender aquilo a que se dedicam.", se fosse fácil era fácil demais, né?
segundamente, "Como dar atenção e acompanhar estudantes quando estão em grande número e provêm das mais variadas situações sociais, econômicas, religiosas?" fato, fato, fato e fato! Uma pergunta que tem de ser recorrente a cada início de período e, às vezes, com mais de uma resposta para cada turma. e ainda há boatos de que professor nada faz...
E, por último, mas não menos preocupante: "Em 2020.2, aproveitando que tenho apenas turmas de Didática, vou experimentar algo inédito"
MEDO.
Também me dá medo, Katia. :)
ResponderExcluirMas a vontade de experimentar está maior.
Como aluno me sinto inseguro em participar de um grupo que não está restrito ao meu curso/conhecidis. No entanto, pensando bem, eu sempre faço os trabalhos com as mesmas pessoas e não me dou a a oportunidade de conhecer outras pessoas, sendo que antes deste apocalipse que estamos vivendo era justamente o meu objetivos participar de cadeiras optativas em outros cursos para conhecer pessoas diferentes. Então, acho que não custa muito caro para minha sanidade mental arrumar briga com pessoas desconhecidas, quero dizer, trabalhar em grupo rsrsrsrs.
ResponderExcluirOlha aí a oportunidade perfeita para seu objetivo, Beto. Se conseguirmos não atrapalhar uns aos outros, podemos arrumar algumas amizades. :)
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